terça-feira, 18 de setembro de 2007

Barquinha de Bom Jesus dos Pobres - Rita da Barquinha

Rita da Barquinha


A Barquinha é uma tradição cultivada há muitos anos em Bom Jesus dos Pobres, tem sua origem nas comemorações do ano novo, onde as mulheres da localidade, esposas dos pescadores e dos saveiristas como forma de agradecimento às divindades do mar por ter protegido as famílias, suas embarcações e consequentemente, os seus sustentos, reuniam-se com a comunidade no último dia do ano tocando tambores e dançando no ritmo do samba de roda, passando de casa em casa, pedindo oferendas que eram colocadas numa pequena barca levada por uma das mulheres. No último minuto do ano a barquinha era colocada no mar, juntamente com as oferendas e os pedidos às águas para que levasse os momentos ruins do ano velho e trouxesse os bons fluídos do ano vindouro em forma de fartura nas pescarias, nos negócios, propiciando a paz e a união do homem com o mar.

Até onde se tem conhecimento, dona Melica foi uma das primeiras mulheres da localidade a sustentar a tradição, levando por muitas gerações a festa em comemoração ao ano bom. Posteriormente, com a morte da dançarina, apareceu a figura de dona Orenita, como uma incentivadora do folguedo, colocando outras mulheres para dançar e, principalmente, a então menina Rita para fazer as apresentações de dança e música. Com o passar dos anos, a tradição foi diminuindo até chegar ao ponto de ser extinta, porque a maior incentivadora já não tinha tanto interesse e Rita mudou-se para Salvador, onde constituiu família, deixando de visitar a localidade por muitos anos.
Mas, o melhor estava por vir: Rita, agora mulher, casada e mãe de filhos, resolveu um dia passar as festas de fim de ano no seu Bom Jesus dos Pobres, e percebendo que a tradição já não mais existia, pediu ao marido ajuda financeira para que se construísse uma barquinha, reuniu o povo e saiu de porta em porta, cantando e sambando, resgatando a tradição, deixando emocionada toda a sua comunidade.
Desde então, todos os anos, Rita da Barquinha, como passou a ser chamada, apresenta-se em toda passagem de ano com suas baianinhas e também nas festividades do padroeiro, sendo a principal atração da Lavagem de Bom Jesus, além de receber convites para fazer shows em eventos culturais, desfiles, chegando até a participar de um festival cultural na França.
É presença marcante e muito aguardada no desfile cívico do Dois de Julho na cidade do Salvador e também na famosa Caminhada Axé.


Um comentário:

Anônimo disse...

Essa manifestação cultural dá show por onde passa. Tenho orgulho de fazer parte desta região. Parabéns Rita.
Aproveitando a oportunidade quero que os leitores conheçam uma nova maneira de ganhar um dinheiro extra sem sair de casa e sem gastar nada por isso.

Ganhar dinheiro com PTC - Você não vai gastar nada

Olá queridos(a) se você é daqueles que costumam passar a maior parte do dia na frente do computador apenas navegando pela internet que tal profissionalizar o seu passatempo e ainda ganhar um dinheirinho para complementar sua renda no final do mês? Sim, estaou falando de ter renda pela Internet, mas isso não significa que será moleza ou que você se tornará milionário
da noite para o dia, mais ganhará uma grana extra , esses são meus referencias, ao se cadastrar estará fazendo parte da minha equipe. Sendo assim, mostrarei que você poderá adquirir dinheiro e sem gastar nada. Paypal é um banco que faz a transferencia para sua conta seja ela: bradesco, ou caixa. Maiores informações no canal do youtube.

Links para cadastro :
copie o link e cole na barra de pesquisa do seu navegador internet para entrar no site. Obrigada pela atenção!

http://clicksincome.com?ref=9617 ( pagando direto para paypal sem limite e a trasferencia pode ser feita a partir de 0.05cent ) muito bom

http://buxvertise.com/?ref=binha
http://www.cashoclick.com/?240fW8FU
https://trafficmonsoon.com/?ref=sueira
https://yroo.com/page/social/social_invite_m/752098 muito bom, junte ponto e troque por dinheiro, trabalhando com seu facebook

http://www.debadibux.info/?ref=nasc25

Quem sou eu?

Minha foto
Bom Jesus dos Pobres, Bahia, Brazil
Quem sou eu?