terça-feira, 18 de setembro de 2007

Bom Jesus dos Pobres - Festas

Bom Jesus dos Pobres é um distrito do município de Saubara, distante 110 Km de Salvador e conhecido no Recôncavo Baiano pelas maravilhas de suas praias e tranquilidade do seu povo.
Tem como principais atrações turísticas as suas belezas naturais como a praia da Bica, as cascatas do Rio da Fazenda e do poço de Batú, além do Mirante do Outeiro, com sua vista maravilhosa, voltada para a Baía de Todos os Santos.
A Festa
Supõe–se que a tradicional festa do Nosso Senhor Bom Jesus dos Pobres tem mais de 350 anos de existência.
A Festa, originalmente organizada pelos saveiristas da região, sempre teve na sua coordenação a figura do Tesoureiro e do Presidente que comandavam o evento e levantavam os recursos necessários. Historicamente, a Festa era financiada pelos leilões e quermesses, organizados pelos moradores do local.
Dificuldades em levantar os recursos vêem, já há algum tempo, comprometendo a programação da Festa.
A Festa consiste nas seguintes etapas: a Jornada, a Lavagem, a Alvorada, a Festa de Largo do dia 02 de fevereiro, a Procissão e a Entrega da Bandeira.
O objetivo da Comissão Organizadora é, mantendo a tradição, concretizar todos os momentos da Festa.

http://www.bomjesusdospobres.com/fotos/
Jornada
A jornada é o evento de anúncio da Festa e consiste na caminhada pelas ruas do Distrito, onde o povo, entoando uma espécie de ladainha que é o cântico de pedido de esmola, transporta o Cristo crucificado de casa em casa, pedindo donativos para a realização da festa.
Após o cântico de esmola, é chegada a vez do samba de roda tomar espaço em forma de agradecimento.
Devemos lembrar que todos os cânticos são entoados com a ajuda luxuosa de pandeiros e violas, sem esquecer das palmas repercutidas por pedaços de tábuas.


Dona Maria, Rita da Barquinha e Camaian, botando prá descer na festa da Jornada..........
Lavagem
A tradicional Lavagem da Igreja de Bom Jesus dos Pobres ocorre sempre na semana anterior a realização da festa. O povo, acompanhado de grupos folclóricos das burrinhas, da famosa barquinha do Bom Jesus de afoxés vindos de Salvador (Filhos de Gandhi , Ilê Ayê) e das baianas, sai da praça em cortejo e lavam a igreja com seus potes com água limpa e perfumada com muitas flores, dançando ao ritmo do "gexa", afoxé e samba de roda.
Na igreja oferta-se as flores ao padroeiro e banha-se todo o adro,
acompanhado da multidão.


Alvorada
Ao soar o sino da Matriz e ao entoar o hino do Nosso Senhor Bom Jesus dos Pobres, faremos o espocar de fogos como se fosse nossos corações explodindo de alegria.

Festa do Padroeiro
O ponto alto da Festa ocorre no dia 02 de fevereiro. A praça central de Bom Jesus, cercada de barracas, com comidas e bebidas típicas, abrigará todo o movimento da Festa com os moradores do local e visitantes .
As filarmônicas e bandas dão a animação da festa que se estende até as últimas horas da madrugada.
Procissão
O momento religioso da Festa ocorre no final da tarde do dia 02 de fevereiro. O povo em procissão pelas ruas da cidade, saindo da Igreja, carregam os andores do Nosso Senhor Bom Jesus dos Pobres e Nossa Senhora entoando hinos religiosos .
Entrega da Bandeira
Em clima de carnaval, os moradores percorrem as ruas do Distrito, embalados por bandas de fanfarras, levando a bandeira, arrecadando os últimos donativos para pagar débitos pendentes dos festejos.
Essa brincadeira se arrasta até noite fechada e no último ato se dirigem à casa do novo Tesoureiro, aquele que juntamente com a nova Comissão Festiva recebem a Bandeira Nacional, simbolizando o compromisso de dar continuidade às festividades do Nosso Senhor Bom Jesus dos Pobres no ano seguinte.


Assista o vídeo do samba de roda na casa de Rita

Nenhum comentário:

Quem sou eu?

Minha foto
Bom Jesus dos Pobres, Bahia, Brazil
Quem sou eu?